"Responsabilidade
social significa que os empresários devem orientar as operações de
um sistema económico que vá de encontro às expectativas do
público. Isto significa, por sua vez, que os meios de produção
económicos devem ser utilizados de forma a que a sua produção e
distribuição melhore todo o bem estar sócio-económico. Em ultima
análise, a responsabilidade social implica uma postura pública
perante os recursos económicos e humanos da sociedade e uma vontade
de se assegurar que esses mesmos recursos são utilizados para o bem
comum da sociedade e não apenas para interesses individuais de
pessoas ou empresas” (Frederick, 1960: 60)
Ao falar em Responsabilidade Social, William Frederick coloca enfâse no factor social. Embora admita que as empresas são um sistema económico, e, como tal, o seu grande objectivo seja gerar lucro, Frederick defende também que a empresa deve produzir algo que beneficie a sociedade como um todo, e não apenas os interesses dos gestores e accionistas.
A "postura pública" de uma empresa deve então passar pela partilha dos seus recursos, tanto financeiros como humanos, com a sociedade ao apostar, por exemplo, na formação de mão de obra qualificada (ao investir na criação ou remodelação de escolas na sua àrea) e fornecendo produtos e serviços de qualidade que sejam úteis e que, como tal, contribuam para o bem estar das pessoas.
A "postura pública" de uma empresa deve então passar pela partilha dos seus recursos, tanto financeiros como humanos, com a sociedade ao apostar, por exemplo, na formação de mão de obra qualificada (ao investir na criação ou remodelação de escolas na sua àrea) e fornecendo produtos e serviços de qualidade que sejam úteis e que, como tal, contribuam para o bem estar das pessoas.
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