quarta-feira, 13 de junho de 2012

Responsabilidade Social das Empresas: Evolução do âmbito



1. Profit making only (Friedman)
2. Going beyond profit making (Davis, Backman)
3. Going beyond economic and legal requirements (McGuire)
4. Voluntary activities (Manne)
5. Economic, legal, voluntary activities (Steiner)
6. Concentric circles, ever widening (CED, Davis and Blomstrom)
7. Concern for the broader social system (Eells and Walton)
8. Responsibility in a number of social problem areas (Hay, Gray, and Gates)
9. Giving way to social responsiveness (Ackerman and Bauer, Sethi) 
(Carroll, 1979: 499)

A responsabilidade social adaptada às empresas é um conceito relativamente recente, sendo que primeiramente a responsabilidade social das empresas era entendida como o dever de máximizar o investimento dos accionistas.
O conceito, no entanto, encontra-se em constante evolução, tendo abandonado a noção da maximização de lucro e movendo-se gradualmente na direcção do social. Cada vez mais a responsabilidade social das empresas tem em conta o seu meio envolvente, tendo a empresa a seu cabo a responsabilidade de por um lado assegurar que a sua performance económica se mantém estável e de boa saúde para bem do seu país, meio envolvente e dos próprios que dela dependem, como também a responsabilidade de criar impactos positivos na sociedade.

Sendo as empresas consideradas actores sociais com vastos poderes, torna-se também expectável que estas ajudem a sociedade a combater os seus problemas sociais (desemprego, desigualdades, etc).

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