Ética e qualidade nas relações
"A atuação baseada em princípios éticos e
a busca de qualidade nas relações são manifestações da responsabilidade
social empresarial. Numa época em que os negócios não podem
mais se dar em segredo absoluto, a transparência passou ser
a alma do negócio: tornou-se um fator de legitimidade social
e um importante atributo positivo para a imagem pública e
reputação das empresas. É uma exigência cada vez mais presente
a adoção de padrões de conduta ética que valorizem o ser humano,
a sociedade e o meio ambiente. Relações de qualidade constroem-se
a partir de valores e condutas capazes de satisfazer necessidades
e interesses dos parceiros, gerando valor para todos. Empresas
socialmente responsáveis estão melhor preparadas para assegurar
a sustentabilidade a longo prazo dos negócios, por estarem
sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade
e o mundo empresarial. O necessário envolvimento de toda a
organização na prática da responsabilidade social gera sinergias,
precisamente com os públicos dos quais ela tanto depende,
que fortalecem seu desempenho global.
A empresa é socialmente responsável quando
vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos
e observar as condições adequadas de segurança e saúde para
os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será
uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção
de uma sociedade mais justa.
A prática da responsabilidade social revela-se
internamente na constituição de um ambiente de trabalho saudável
e propício à realização profissional das pessoas. A empresa,
com isso, aumenta sua capacidade de recrutar e manter talentos,
fator chave para seu sucesso numa época em que criatividade
e inteligência são recursos cada vez mais valiosos.
A competição acirrada torna vital a fidelização
dos consumidores e clientes, que têm cada vez mais acesso
à informação e à educação. A adoção de um comportamento que
ultrapassa as exigências legais agrega valor à imagem da empresa,
aumentando o vínculo que seus consumidores e clientes estabelecem
com ela.
A empresa demonstra sua responsabilidade
social ao comprometer-se com programas sociais voltados para
o futuro da comunidade e da sociedade. O investimento em processos
produtivos compatíveis com a conservação ambiental e a preocupação
com o uso racional dos recursos naturais também têm importante
valor simbólico, por serem de interesse da empresa e da coletividade.
Com iniciativas desse tipo, a empresa revela
sua crença no preceito de que só uma sociedade saudável pode
gerar empresas saudáveis." in http://www.ethos.org.br
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